Muita gente diz que felicidade engorda. É claro que isso não é verdade! Mas não podemos negar que o início de um relacionamento é (literalmente) um prato cheio para exageros, sobretudo gastronômico, que muitas vezes levam ao aumento de peso.
Um estudo com mais de 6 mil casais, acompanhados por duas décadas, demonstrou que, para uma série de comportamentos bons ou ruins, a mudança em um membro do casal influenciou o comportamento do outro. Por exemplo, quando o marido se tornou obeso, a probabilidade de a mulher ficar obesa aumentou em quase 50%.
Quando um casal decide iniciar o programa de reeducação alimentar, os mesmos obtêm mais sucesso a longo prazo pois é muito mais fácil e prazeroso do que tentar embarcar no desafio sozinho. Definir metas e planejar dieta juntos acabam motivando um ao outro para o sucesso da perda de peso.
Se você está pensando em fazer dieta com o seu parceiro , há vantagens consideráveis . Depois de perceber as vantagens ao fazer dieta juntos, o foco, a união e a cumplicidade existente em um casal só podem ajudar a atingir o desafio do emagrecimento. Ter o apoio do seu par ajuda muito nos momentos em que você estiver com vontade de desistir ou ignorar alguma meta como fazer exercício ou se render a um hambúrguer com batata frita no fim do dia. O parceiro te apoia e ajuda a não cometer estas possibilidades de erros que podem acontecer em alguns momentos.
As vantagens de fazer dieta a dois, inclui apoio mútuo e inspiração um ao outro. Com um objetivo comum , as decisões sobre o que comprar de alimentos e o que preparar , escolher onde vão jantar acaba se tornando geralmente mais fácil para os casais determinados a perder peso. Pois há uma satisfação e motivação de saber que há alguém ao seu lado que está em um estado similar, tornando uma busca mais simples e menos desafiadora.
E apesar de todas as vantagens, a dieta em conjunto pode apresentar alguns desafios, pois homens e mulheres enfrentam diferentes problemas de perda de peso e são motivadas por coisas diferentes. As mulheres tendem a fazer mais gordura durante a idade fértil, os homens são menos propensos. Os homens podem ser mais motivados a cuidar da alimentação por indicação médica ou recomendação, enquanto as mulheres ganham mais motivação pela pressão social para ser magra.
Mas mesmo quando ambos estão na mesma sintonia de boa alimentação e exercícios, homens e mulheres ganham músculos e perdem gordura de forma diferente e têm diferentes necessidades nutricionais, de modo que o mesmo programa pode produzir resultados diferentes para cada um. Então o seu planejamento deve refletir nisso.
As mulheres provavelmente vão exigir porções menores e com menos calorias. Reduzir a ingestão de calorias e a frequência de refeições ao longo do dia. Comer uma variedade de frutas, legumes e grãos integrais para enchê-lo tanto com fibras e nutrientes , sem todas as calorias e gordura. Enquanto os homens podem consumir porções maiores e com mais calorias. De um modo geral , os homens são maiores , então eles têm uma necessidade maior de calorias. Mesmo quando são de estatura similar, os homens possuem a vantagem de queima de calorias maior devido maior quantidade de massa muscular, o que acelera o metabolismo.
Dra Patricia Davidon.
Patricia Davidson foi a primeira Nutricionista Funcional do Rio de Janeiro e uma das vinte primeiras do Brasil. Possui mais de 19 anos de atendimentos clínicos focados em emagrecimento, saúde, bem-estar, intolerâncias alimentares, doenças autoimunes, desempenho físico e modulação nutricional.