O Novembro Azul vem para conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado na prevenção do câncer de próstata e, claro, saúde masculina como um todo! O câncer da próstata atinge principalmente homens com mais de 40 anos e com histórico de câncer na família e, embora possa não causar sintomas específicos, pelo menos numa fase inicial, pode ser facilmente identificado através de exames como o toque retal ou exame de PSA. Portanto, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e manter os exames preventivos em dia é fundamental para a prevenção do câncer de próstata e para a melhora da saúde.
Alguns nutrientes são muito importantes na prevenção do câncer de próstata e formam um verdadeiro exército na defesa do organismo e promoção da saúde! Conheça alguns desses nutrientes e veja onde encontrá-los:
Licopeno
O licopeno é um nutriente com grande poder antioxidante e de proteção às células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. Além de ajudar na prevenção do câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, como o infarto.
O tomate é um alimento muito rico em licopeno, especialmente o molho de tomate que tem mais licopeno que o tomate fresco. Além do tomate e seus derivados, outros alimentos ricos em licopeno são goiaba, mamão, pitanga e melancia.
Selênio
O selênio é um mineral com potencial antioxidante e anti-carcinogênico, prevenindo lesões celulares. O selênio ajuda a neutralizar o excesso de espécies reativas de oxigênio, ou radicais livres, bem como a peroxidação lipídica, e este mecanismo está envolvido na redução do estímulo necessário para evitar a ativação da cascata de citocinas pró-inflamatórias.
A maior fonte natural de selênio é a castanha-do-brasil, mas esse nutriente também é encontrado na farinha de trigo, na gema do ovo e no frango.
Sulforafano
Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.
Isoflavonas e polifenóis
As isoflavonas e os polifenóis têm ação antioxidante, antiproliferativo e estimulam a morte programada das células, conhecida como apoptose. O chá verde é muito rico nesses nutrientes que também estão presentes na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.
Ômega-3
O ômega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos. Os peixes de água salgada como salmão, atum e sardinha são uma rica fonte de ômega-3, que também pode ser encontrado em alimentos como linhaça e chia.