No dia 10 de setembro tivemos o Dia Internacional do Brigadeiro, um docinho genuinamente brasileiro criado em 1945 por Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, doceira de mão cheia, que certa feita apareceu com uma novidade: um docinho preparado com leite condensado e chocolate para homenagear o Brigadeiro Eduardo Gomes que disputava a presidência da república!
Muitos anos depois e passando por muitas recriações trouxemos uma versão vegana do doce brasileiro mais famoso no mundo criada pela Nanda Carneiro, especialista em confeitaria inclusiva!
Ingredientes:
1L de leite vegetal (amêndoas ou castanhas)
2 colheres de sopa de cacau em pó
120g de açúcar demerara ou adoçante
150g de chocolate 70%
Modo de fazer:
Leve tudo ao fogo médio, mexendo até desgrudar da panela. Deixe descansar na geladeira de um dia para o outro, modele bolinhas de 20g, passe no confeito de sua preferência.
Nanda Carneiro
Fernanda Pereira Carneiro, tem 35 anos e há oito trocou os blocos e canetas no jornalismo por aventais e panelas na confeitaria. É criadora da marca carioca de sobremesas funcionais LeveMe, e desde 2013 optou por criar cardápios especiais aos amantes das fartas colheradas de açúcar, porém repletos de opções mais saudáveis.