As férias escolares são sinônimo de quebra de rotina para as crianças. Com os horários mais flexíveis, a agenda dos pequenos fica cheia de atividades com muita diversão, viagens e passeios, mas nesse período é importante manter bons hábitos alimentares, com um cardápio variado e nutritivo, que contenha todos os grupos alimentares capazes de repor as energias gastas e, especialmente, controlar o consumo de guloseimas, fast foods e produtos industrializados com alto teor de sódio, gordura e açúcar. O mercado hoje tem muitas opções gostosas e saudáveis que podem ajudar, e muito, os pais nas férias escolares.
Confira algumas dicas importantes que farão toda a diferença na alimentação de seu filho nesta época do ano:
1. Aproveite o tempo livre para aproximar as crianças da cozinha. Façam receitas juntos, ensine preparos que são tradição na sua família e mostre que é possível preparar refeições saudáveis, gostosas e nutritivas.
2. Faça boas escolhas de lanches entre as refeições. Existem marcas preocupadas com a saúde que já se dedicam a oferecer alimentos gostosos, equilibrados e, também, práticos, para serem consumidos pelas crianças. Confira algumas opções na Seção KIDS da La Fruteria Online.
3. Tente manter os horários das refeições organizados. Se os pequenos costumam fazer, por exemplo, 5 refeições por dia durante o período escolar, é legal buscar manter essas refeições também durante as férias. Dessa forma, quando as aulas retornarem, eles não sentirão um grande diferença na sua rotina.
4. Mantenha a hidratação! Tenha sempre uma garrafinha cheia por perto e incentive o consumo de frutas ricas em água, como melancia, abacaxi, laranja, mamão e melão também pode ser importante para manter a hidratação em dia, assim como água de coco, chás e sucos naturais.
5. Nos passeios e viagens tente levar lanches práticos e saudáveis na sua bolsa. Organizar-se com antecedência antes de fazer um passeio e prepare as refeições ou compre os lanches saudáveis para levar com vocês. Isso evita que seja preciso comprar “o que tiver na hora” para comer – até porque, muitas vezes, as primeiras opções disponíveis não são as mais saudáveis.
6. A alimentação é muito importante, mas em conjunto com atividades físicas tem mais chances de melhorar nossa saúde e, claro, dos nossos pequenos. Estimule a prática de exercícios físicos e brincadeiras ao ar livre. As férias são ótimas para as crianças brincarem em parques e em outras áreas onde possam gastar energia.