Saúde em família
Saúde e família são valores inegociáveis.
Uma das coisas mais incríveis que aprendi é o conceito de alimentação primária.
Alimentação primária é mais do que o que você coloca no seu prato. É a sua necessidade de relacionamentos, conexão, amor, movimento, felicidade, prazer, espiritualidade, propósito e realização. É o que você faz para satisfazer sua fome de VIDA. A verdadeira saúde significa mais do que apenas a ausência de doença ou a condição física do corpo, e a comida que vai ao prato costuma ser secundária em relação às experiências e o tesão de viver de nossa vida. A energia que nos preenche, nos nutre em um nível multidimensional, sútil, profundo e que integra o físico, o mental, o emocional e o espiritual vem de outras fontes que não estão no prato. Se uma dessas áreas estiver desequilibrada, isso pode esgotar sua capacidade de criar um estado gera de bem-estar, VIBRANTE, ENÉRGICO, VIVO de saúde e felicidade.
Avaliar seus relacionamentos com filhos, cônjuge, família, sua atividade física, sua carreira e espiritualidade pode ajudar a identificar onde você está se sentindo insatisfeito e por quê. Mais importante, descobrir o que você precisa fazer para recuperar o equilíbrio pode fornecer a motivação de que você precisa para fazer mudanças. Isso não apenas nutrirá as partes de você que podem estar famintas por atenção, mas também promoverá o ambiente pessoal necessário para prosperar em todos os aspectos da vida.
Pode ser fácil se envolver nos emaranhados da vida diária e perder de vista o que realmente importa na vida, como família, saúde, felicidade e amor. Arranjar tempo para a prática de atividades em família, ajudará muito a mantê-la com os pés no chão, em paz e com clareza em sua visão para não permitir a bagunça e a hostilidade do mundo lá fora te roube o equilíbrio interior.
A Comida primária é sua paixão pela decoração, seu amor pela culinária e o que você sente quando dá uma gargalhada de verdade com um filho ao vê-lo brincando. É sentir o cheiro de um filho ao acordar, do seu bolo preferido ou do seu perfume favorito ou a euforia de definir uma meta e alcançá-la. É um abraço do seu filho ou da calma que você sente depois de uma longa conversa com sua irmã, sua mãe ou uma amiga. É receber uma promoção no trabalho ou ver seu filho andar pela primeira vez. É um momento tranquilo para você ou terminar aquele livro que você estava querendo ler. É dar atenção e diminuir o que suga e deleta sua energia no dia a dia e fazer mais do que alimenta e te abastece de bem-estar na sua saúde física, emocional e mental.
É sentir-se presente e saber quando colocar seus ouvidos atentos. A comida primária é aquele flow constante da vida. São as coisas diárias que nos fazem sentir vivas, fazem nossas vidas parecerem significativas e nos dão uma sensação de admiração própria. Quando esses aspectos da sua vida estão em equilíbrio e sendo regularmente nutridos, o que você come é secundário em sua mente. O que vai ao prato é a alimentação secundária, o que literalmente consumimos para energia: carboidratos, proteínas, gorduras. Mas para muitas pessoas cujas necessidades primárias como a família, não estão sendo atendidas, elas tentam preencher esse vazio, aliviar a dor com comida, seja no excesso ou na falta! Usar alimentos secundários para aliviar nossa fome por alimentos primários, para a VIDA, é quando jogamos nossas mentes e nossos corpos fora de sincronia. Começamos a nos perder e nossa qualidade de vida sofre.
Então, aqui está o que eu sugiro… encontre o que realmente te nutre FORA DA COMIDA. É estar mais presente com seus filhos? É estar mais a dois com seu marido? É cuidar mais da sua mãe? É ser voluntaria num orfanato? É o trabalho? Aquele hobby que você amava quando criança? Talvez seja participação em uma atividade atlética ou aprimorar suas habilidades fotográficas! Seja o que for, encha sua vida com isso e logo descobrirá que sua necessidade de ficar obcecada com comida, peso, números e aparência externa diminuirá. Lembre-se, quando suas principais necessidades como ser humano não estão sendo atendidas, nenhuma quantidade de foco na comida remediará isso. Isso só vai deixá-lo triste, doente e irritado com uma parte da vida que deveria ser, bem… secundária!
No final, tudo o que importa é que você tenha saúde física, mental e emocional e que seus familiares estejam felizes e saudáveis com você. É tão simples quanto isso: “SAUDE E FAMILIA, NADA MAIS IMPORTA.”
(FOTO) Ju Ajuz é health coach em saúde e nutrição holística integrativa. certificada pelo IIN (Institute of integrative nutrition New York). Há anos ensina mulheres a mudar suas vidas como mudei dela. Ajuda a descobrir como nutrir, curar e prosperar em todos os aspectos da vida.